FUNDACC

FUNDACC
A FUNDACC é uma instituição destinada à pesquisa, difusão artística, literária e de educação profissional, com ações culturais em todos os bairros do município.

Projeto Maletinha Verde do Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros”






foto JC Curtis /Fundacc

O ano letivo de 2017 já iniciou e o Projeto Maletinha Verde do Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” está disponível para ser trabalhado com os alunos a história de nossa cidade. Com jogos, fotos, brinquedos de antigamente, lendas de Caraguá, livros e muito mais.
Convido todos a conhecer esse projeto e os que já conhecem a levar novamente aos alunos que ainda não conheceram.
Para solicitar o empréstimo da maletinha é só enviar um ofício à Presidente da Fundacc, Sra. Silmara Matiazzo, colocando a data que deseja utilizá-la, sendo que o prazo máximo é de duas semanas, se necessitar mais dias, é só enviar um novo ofício.
Vejam o projeto, todo o conteúdo da maletinha e fotos, espero que gostem


Projeto Maletinha Verde: História Oral de Caraguá para o Ensino Fundamental e Educação Infantil.

Introdução

Os trabalhos com História Oral do Arquivo Municipal de Caraguatatuba foram iniciados em 01 de julho de 1998 e oficializados em 1999 pela FUNDACC e à época, pelo Arquivo Público do Município de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, através do Projeto Recontando Caraguá. Os primeiros depoimentos coletados relataram lembranças sobre acontecimentos políticos, da evolução urbana de Caraguatatuba e da vida caiçara. Em 2006 passou a ser formatado em DVD e todos os trabalhos já executados em VHS e SuperVHS foram convertidos também para essa mídia.

Alguns depoentes faleceram, mas suas lembranças permanecem vivas através do Banco de Depoimentos e de várias publicações do Projeto Recontando Caraguá. As transcrições dos depoimentos compõem uma documentação textual, fonte de informações para pesquisadores e estudantes nas áreas de História, Sociologia, Antropologia, Ciências Sociais, Geografia, Turismo, etc. Foram utilizadas no livro “Santo Antônio de Caraguatatuba – Memória e Tradições de um Povo”, organizado e dirigido pelo professor Jurandyr Ferraz de Campos, no livro “Pescadores de Caraguatatuba – História e Estórias” e pequenas publicações sobre as lendas do município, todos os livros editados pela FUNDACC.

É importante lembrar que o Projeto História Oral Recontando Caraguá não é o primeiro projeto voltado para a História Oral no Litoral Norte do Estado de São Paulo. Trabalhos em História Oral vêm sendo feitos desde a década de 80 de século XX. Porém o Projeto H. O. “Recontando Caraguá” foi o único que cresceu desenvolvendo ações para a valorização da cultura caiçara e acesso à História do Município para a população infanto-juvenil e adulta de maneiras distintas, concretizando trabalhos como publicações, conquistando espaços museológicos e dando origem a projetos envolvendo arte-educação.

Justificativa

O projeto Núcleo de História Oral “Marino Garrido”, um projeto do Arquivo Municipal de Caraguatatuba elaborado em 2009, mas ainda não implantado, já previa a produção de material didático-pedagógico, envolvendo a arte-educação, para a inserção do Ensino Fundamental nos estudos e prática da História Oral e nos estudos e compreensão da História e Cultura Caiçara. Essa foi a primeira inspiração para a produção do Projeto da Maletinha Verde, criar um produto cultural para as crianças do Ensino Fundamental que fazem parte do público atendido pelo Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, como visitantes e como pequenos pesquisadores; e utilizar esse produto com professores e alunos para o alcance da compreensão tanto da função da História Oral e Projeto “Recontando Caraguá”, na pesquisa da História e Cultura Caiçara, quanto da função do próprio Arquivo Público, na guarda de documentos permanentes e acesso às informações.

http://www.economizecomaqualicorp.com.br/?c_c=saopaulo_dsk_gdn_gdn_desktop_alwayson-saopaulo_dsk_dsk&c_p=google&c_f=gdn_desktop&gclid=CIub8Jus7dICFQKBkQodXtMD1Q

Comentários