FUNDACC

FUNDACC
A FUNDACC é uma instituição destinada à pesquisa, difusão artística, literária e de educação profissional, com ações culturais em todos os bairros do município.

 O lançamento da 8ª edição será na Biblioteca Municipal, em Caraguatatuba 

 A 8ª edição da Revista Literária Juçara será lançada na próxima quinta-feira (27/04), nas redes sociais (@juçararevista) e no encontro presencial, às 19h, no Espaço Regional Aglaê Magalhães Daniel, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, em Caraguatatuba.

A nova edição vai homenagear o poeta gaúcho Mario Quintana, autor de textos bem humorados sobre o amor, a natureza e a passagem do tempo, que deixou de ser apenas um sujeito para se transformar no verbo “quintanear, palavra que também é rio, pássaro, nave”.

A Revista Juçara foi até Porto Alegre para conhecer os lugares freqüentados pelo poeta, o antigo Hotel Majestic (atual Casa de Cultura Mario Quintana), a Editora do Globo, o Jornal Correio do Povo, a Praça da Alfândega, o que deu origem a um roteiro de viagem que vai encantar os apaixonados por literatura.

Apesar de não ter se casado e formado uma família convencional, Mario Quintana tinha muitos amigos, esta edição traz a entrevista com a fotógrafa Dulce Helfer e com a sua sobrinha-bisneta, Paula Quintana.

Outra novidade é a parceria da Revista Juçara com a Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) e com a Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião, através do EJA (Ensino de Jovens e Adultos).

“A parceria com os governos municipais, através da Fundacc e da Sec, visa unir esforços para incentivar os alunos a conhecerem as obras dos autores clássicos da literatura brasileira, cujas histórias inspiram os escritores contemporâneos e são fontes inesgotáveis de pesquisas acadêmicas e históricas”, explica a editora de redação, Daniela Outi.

O projeto gráfico da revista foi elaborado pela artista plástica, ilustradora e Isabel Galvanese, diretora de arte da Juçara e responsável pela criação da capa. “A poesia do Quintana é cheia de imagens que povoam a cabeça de cada leitor. Quis deixar esse espaço de criação individual, sem desenhos determinantes, para que cada um que lesse a revista Juçara imaginasse a seu jeito”, explica Galvanese.

O trabalho de diagramação tem assinatura da designer Priscila Prisco e a revisão dos textos foi feita por Doca Ramos Mello.

Colaboraram nesta edição da Revista Juçara, Adriana Saldanha, Ana Cláudia Chaguri Lopes, Ana Cláudia Prado, Arildo Correia Lima, Bernadete Silva, Carla Terra, Cecília Quintiliano, Cida Ivanov, Cristina Verducci, Érica Poço, Evelina Abreu, Gustavo Grandinetti, Imyra Perrelli, João Luíz Alves de Oliveira, Joban Antunes, José Ronaldo, Liv Soban, Monica Mallet, Nelson Lieff, Neide Palumbo, Nícia Guerriero, Nilma Raquel Silva, Rômulo Fialdini, Rosiele Cardoso, Rosinea Garçon, Sandra Ritzel, Sandra Storino, Thais Lavieri e Tereza Saci.

A Revista Juçara conta com o apoio da FUNDACC / Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, FUNDASS/Biblioteca Álvaro Orselli, Biblioteca Municipal de Ilhabela, Biblioteca Municipal Ateneu Ubatubense, Agência Riff, Editora Alfaguara, Paula Quintana de Oliveira Biazus, Dulce Helfer, Cândida Vitória Martins, Marta Braz, Rosana Salvini, Gleici Sanches Alegri, Kayla Prado.

Comentários